postheadericon Quem é Jesus para você?


13. Indo Jesus para os lados de Cesaréia de Filipe, perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? 14. E eles responderam: Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas. 15. Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? 16. Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17. Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. 18. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19. Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. 20. Então, advertiu os discípulos de que a ninguém dissessem ser ele o Cristo.

Este texto conta a história de uma transformação. Jesus estava indo com seus discípulos para uma cidade, quando começa a ouvir um burburinho sobre a sua pessoa. Creio que isso incomodou a Jesus, que fez uma pergunta aos seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?”. Os discípulos se apressaram a responder: “Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias ou algum dos profetas”. Porém esta resposta não agradou a Jesus, que emendou: “Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou?”. Esta pergunta ecoou no coração daqueles homens, até que Pedro responde: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Para muitos, Jesus era mais um profeta, mais um pregador de mensagens bonitas, mais um “curandeiro” que sarava as dores do povo. Muitos pensavam assim porque Jesus não representava mais que isso para eles. Antes desta revelação tida por Pedro, Jesus não passava destas coisas também para os discípulos, para aqueles que andavam com Ele diariamente. Para eles Jesus era um revolucionário político, que iria libertar o povo de Israel das garras opressoras do Império Romano. Por isso Jesus “cutuca” aos seus discípulos: “Que eu sou pra vocês?” Jesus para nós deve ser muito mais do que um mero profeta, mais que um nome em cima do armário, uma letra solta nas páginas abertas da vida.

Com a revelação que temos aqui hoje, Jesus deve ser para você:

1º) O salvador. (Atos 4. 12).

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”.

Muitos estão buscando na sua existência uma razão de ser. Essa busca gera em nós uma expectativa de encontramos a essência da vida, o motivo pelo qual nós estamos na face da Terra. Por muitos se encontrarem assim, a sensação de falta de rumo, de se “estar” perdido, de sentir que não sabe para onde se vai, se torna algo comum, freqüente. Essa sensação provoca dentro de nosso ser um vazio, uma angustia, uma tristeza, um desejo de sermos apoiados por alguém, abraçados por alguém, amparados por um salvador. E só quem pode tirar esse vazio de dentro do nosso peito, quem pode dar rumo as nossas vidas, quem pode encher de sentido o nosso viver é Jesus Cristo, o Salvador. Jesus deriva da palavra ישוע (Yeshua) que significa “salvar”, ou no sentido completo “Jesus é e a Salvação”, ou seja, Jesus é o Salvador de nossas vidas, aquele designado por Deus, para nos garantir a vida eterna. Então, não adianta tentar procurar sentido para a sua vida em outro lugar, não adianta tentar preencher o vazio dentro do seu peito com outras coisas, só Jesus tem salvação para você, só Ele tem sentido para a sua vida. Se neste momento te perguntarem: “quem é o Salvador da sua vida?”. A reposta é uma só, a certeza que você deve ter é uma só: “Jesus é o meu salvador!”.

Jesus deve ser para você:

2º) O Senhor.(Lucas 2. 11).

“Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor!”

Outro fato que precisamos observar, é que há uma falta de comando em muitas vidas hoje. Não sabemos mais a quem seguir. São tantas “vozes”, tantas “verdades”, tantas “mensagens”, que pra nós tudo virou palavra de Deus, e nada pra nós é palavra de Deus. Na verdade, corremos pra onde aponta nossos narizes, para onde o vento nos levar, essa é na maioria das vezes a nossa direção. Hoje cada um segue o que quer, pois tudo é verdade e tudo é mentira. Sabe por que isso acontece? Porque precisamos de um Senhor, de um orientador, que direcione nossas vidas, controle nossos passos, e assim nos dê a liberdade que tantos desejamos. E quem é essa pessoa? Quem é esse Senhor? A resposta também é uma só: Jesus Cristo! A palavra "Cristo" (em grego Χριστός (Christós), ou seja, "Ungido") é uma tradução literal de Messias (mashiach). Foi essa a revelação que Pedro teve no verso 16 do texto que lemos: “Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Essa revelação desencadeou toda uma cadeia de acontecimentos, que acompanham a história da humanidade até hoje. Foi essa revelação feita a Pedro e por Pedro, que originou a história da igreja como nós a conhecemos. Se você aceitar essa revelação em sua vida hoje, toda a sua história será diferente, tudo passará a ser novo e bom para você, sua vida encontrará sentido, Cristo dominará e governará sobre você. E o melhor desta história, é que esse Senhorio de Cristo sobre a sua vida, só lhe trará boas coisas, mesmo quando tudo parecer ruim, mesmo quando as situações não forem boas, ainda sim, por Jesus ser o Senhor da sua vida, as coisas ficarão boas. Se hoje te perguntarem quem governa a sua vida, quem domina os seus atos, quem é o seu Senhor, não tenha dúvida, não pense mais, a reposta é uma só: “Jesus Cristo, o filho do Deus vivo!”.

Jesus deve ser para você:

3º) A fonte da eterna Alegria. (Mateus 16. 17).

“Jesus afirmou: — Simão, filho de João, você é feliz porque esta verdade não foi revelada a você por nenhum ser humano, mas veio diretamente do meu Pai, que está no céu”.

Depois destas coisas reveladas a Pedro, algo que chama a atenção é a resposta dada por Jesus Cristo ao seu apóstolo: “Simão, você é um cara feliz!”. Você enxergou uma verdade! Quantos de nós vivemos atrás da verdadeira felicidade? Quantos de nós buscamos nas coisas matérias, a alegria para preencher a nossa alma? E Pedro encontrou essa alegria em Jesus Cristo. Quanto Pedro reconheceu ali a Jesus como Salvador e como Senhor, quando ele professou essas palavras, ali lhe foi revelada a verdadeira fonte de alegria, lhe foi dada a razão de viver. E veja bem, essa revelação que Pedro teve, não foi algo mundano, secular, humano, fruto de filosofia, de estudos, foi uma revelação divina, mostrando que Pedro havia encontrado o verdadeiro Senhor, o verdadeiro Salvador, a verdadeira fonte de alegria eterna. Sei que você quer o mesmo para a sua vida hoje. Sei que você quer desfrutar da mesma sensação de alegria que o apóstolo Pedro sentiu, para isso, é necessário você aplicar o que já aprendeu até aqui: Que Jesus deve ser o seu Salvador; Que Jesus deve ser o seu Senhor, aquele que domina a sua vida. Jesus é a fonte da alegria eterna, o motivo maior do nosso prazer, não há experiência no mundo que possa trazer maior felicidade do que a de ser Salvo em Cristo Jesus, de ter o nome gravado no “Livro da Vida”. E como diz em João 16.22: “Ninguém poderá tirar essa alegria de vocês”. Porque essa alegria não é passageira, não acaba depois de um beck, quando acaba o cheiro de marofa, a alegria que Cristo traz é eterna, dura para sempre. Se você busca alegria para a sua vida, só existe um lugar para encontrar-la, uma única fonte: “Jesus Cristo!”“aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. (João 4. 14).

CONCLUSÃO:

Neste momento há esperança para você. Há uma boa noticia que se revela em sua vida: Jesus Cristo quer ser o Senhor e Salvador da sua vida, Aquele que está contigo em todos os momentos, trazendo a você alegria eterna e a salvação que nenhum outro pode dar. Se você acreditar nisto, sua vida será eternamente maravilhosa.

Soli Deo Gloria!

Rev. José Ricardo Capelari.

0 comentários:

Você é nosso visitante

Obrigado!

Seguidores

Voltemos ao Evangelho

Diga não a essa atrocidade!

Diga não a essa atrocidade!
Pedofilia é crime!

Afiliado a UBE



Sociedade Calvinista

Bases da Reforma

Bases da Reforma
Valores da liberdade protestante

Dicionário Hebraico

Tradutor Online

Desenvolvido por Alexandre Rossi. Tecnologia do Blogger.

Siga-me no Twitter

Siga-me no Twitter
twitter.com/_capelari

Vale a pena ler!

  • O Livro mais mal humorado da Bíblia - Ed René Kivitz
  • O discipulado dinâmico - Kuhne
  • Religião, uma bandeira do inferno - Glenio Paranaguá
  • Cruz Credo, o credo da cruz - Glenio Paranaguá
  • Ponha ordem em seu mundo interior - Gordon McDowell
  • Corra com os cavalos - Eugene Peterson
  • Pastoreando a Igreja - Joseph Stowell
  • Liderança em tempos de crise - Charles Swindoll
  • Bíblia Sagrada - Todas edições
  • Revista Ultimato

Click na imagem e ouça a rádio da Igreja Presbiteriana do Brasil

IPB - Rádio & TV

IPB - Rádio & TV
Todas as quartas-feiras pela RTV Canal 10 às 20:00hs para Maringá e região. Click e acesse o conteúdo on line

Conheça a PL 22

NÃO À PL 122